A comunicação de um clube desportivo nas redes sociais é uma importante forma de dar a conhecer a realidade que se vive em todo o seu universo. E no Sporting Clube de Portugal não é diferente!
Embora, nos dias que correm, o ecossistema Leonino esteja demasiado datado e pouco atual, – como é o caso da newsletter semanal, que se limita a falar da agenda –, a verdade é que o seu potencial é enorme, estando por isso longe de ser bem aproveitado.
E é isso que pretendemos mudar! Continua a ler e descubre as nossas propostas para estarmos mais próximos de todos os Sportinguistas através do mundo digital.
Redes Sociais: Uma forma de interagir com o Universo Leonino
Se falamos de redes sociais, temos de falar de todo o universo digital que abrange uma variedade de formas de comunicar uma marca. Se acima demos o exemplo da newsletter semanal, que se restringe à agenda, agora é a vez de falarmos do website que, além de não ser apelativo, tem um modelo pouco interativo.
Tal não pode acontecer numa vivência digital, em que o online serve para uma interação bidirecional. Tal não se está a verificar, perdendo o Sporting Clube de Portugal uma grande oportunidade de conhecer melhor os seus Sócios e Adeptos.
As publicações, que geram partilhas, comentários ou os famosos likes, são uma forma rápida de perceber de que forma os conteúdos são consumidos pelos nossos Sportinguistas. Se estas não existem, se a comunicação for escassa e a interação quase nula, corremos os risco de ser só mais um clube desportivo em que os Sócios e os Adeptos não são parte importante do seu desenvolvimento e crescimento.
Nós, Sportinguistas, gostamos de saber, de estar lá, de representar, de falar com orgulho, de levantar a bandeira verde e branca e de gritar em alto e bom som: VIVA O SPORTING!
Para tal, não basta comprar um bilhete e assistir a um jogo do Clube. A forma mais rápida que os Sportinguistas têm de se apresentar, de se fazerem ouvir, de mostrarem orgulho no Sporting Clube de Portugal é, sem dúvida, através das redes sociais.
Por isso, vamos:
– Reestruturar a estratégia das redes sociais e o conteúdo que aí é partilhado;
– Tornar as redes sociais um canal de entrada para as plataformas do Clube e não a sua última opção;
– Rever a política de envio das Newsletters periódicas, tendo sempre presente a referência a todos os jogos dos diversos escalões, independentemente do género.
O universo digital do Clube Leonino tem de estar desenvolvido e adaptado à realidade atual. Não está? Nada está perdido!
Com a introdução da nova APP e com a mudança na estratégia digital, as redes sociais passam a ser um meio para alavancar as diferentes plataformas do Clube, podendo os conteúdos ser consultados através das mesmas.
Youtube Sporting: O canal do futuro
Ao falarmos da era digital não podemos deixar de lado o Youtube Sporting, o canal do futuro que nos permitirá, também ele, difundir os conteúdos do nosso Clube.
Os meios tradicionais de comunicação social, como a imprensa escrita e a rádio, estão cada vez mais em desuso pelas novas gerações e, por isso, – e porque já referimos a importância das crianças e jovens no futuro do Universo Leonino – , queremos apostar no Youtube para estarmos cada vez mais próximos dos Adeptos e das gerações que vivem o online com intensidade.
Hoje em dia é muito fácil aceder a um conteúdo, através de um simples clique podemos chegar a todo o lado e adquirir todo o tipo de conhecimento. E quanto ao que acontece no Sporting Clube de Portugal é igual!
Por isso, o Youtube tem aqui um importante papel na divulgação dos conteúdos. Aliás, ao criarmos um canal de Youtube com conteúdos frescos, próximos dos Adeptos, vamos aproximar do Clube as novas gerações e trazer uma identificação de novos Adeptos
Para tal, propomos:
– Criar uma Sporting Fãs TV no YouTube, à imagem do que já é feito em clubes fora de Portugal, onde os protagonistas serão os Adeptos, que marcarão presença no canal de YouTube no final dos jogos, em zonas exteriores do estádio, elogiando, reclamando, no fundo refletindo sentimentos, várias sensibilidades e produzindo conteúdos genuínos para os outros Adeptos. Terá também conteúdos sobre a atualidade e curiosidades sobre os jogadores, as equipas, outros Adeptos;
– Aproveitar esta plataforma para a transmissão de jogos e/ou eventos onde participem os Atletas do Clube;
– Permitir aos Sócios criarem conteúdos e difundi-los nesta plataforma do Clube, sob rigorosos critérios editoriais e de gestão da Marca.
Com o Youtube Sporting, vamos conseguir chegar a mais Adeptos e difundir os conteúdos do nosso Clube de uma forma mais ampla e emotiva!