A Nova APP Sporting vem revolucionar o mundo digital

A Nova APP Sporting é um dos focos importantes deste projeto, uma vez que se trata de uma estratégia de comunicação do Clube e, por isso, deve estar o mais adaptada possível à realidade da Era Digital.

Queremos chegar a todos os Sócios e Adeptos, dar-lhes as informações e conteúdos em primeira mão e em exclusivo e, para tal, vamos apostar numa Nova APP. Esta vem satisfazer as necessidades dos Sportinguistas, mantendo-os informados, em tempo real, sobre todas as atividades do Clube.

De seguida passamos a explicar de que forma vamos desenvolvê-la no que toca a categorias, a funcionalidades e a objetivos a alcançar. Continue a ler!

A Nova APP Sporting: Objetivos e características

Para um Clube como o Sporting Clube de Portugal, ter uma APP bem desenvolvida e que corresponda às expectativas dos seus Sócios e Adeptos é meio caminho andado para criar uma maior proximidade com os Sportinguistas, para a captação de Sócios e para o desenvolvimento da parte comercial.

Como vamos fazê-lo? Através do investimento na aplicação móvel e na sua plataforma, mas também em várias tecnologias e plataformas, conteúdos e pessoas que a alimentem.

Dessa forma, as categorias e funcionalidades base são: Receita e e-commerce, Conteúdos Vídeo, Notícias, Jogos, Calendários dos jogos, Geral, Inovações tecnológicas e Relação com os Sócios e Adeptos.

Conheça-as, uma a uma, de seguida.

1. Receita e e-commerce

Este grupo de funcionalidades é composta por serviços destinados aos Sócios e Adeptos, assentes em três fontes de receita:

  • Bilheteira e produtos integrados;
  • Pontos ou cartões de consumo no estádio;
  • Acesso à loja online para venda de merchandise.

A Nova APP Sporting vai disponibilizar a aquisição de bilhetes, merchandise e pacotes de hospitalidade integrados. Com estes últimos pretendemos facultar um serviço. Quer isto dizer que os Adeptos, que se encontrem geograficamente distantes do Estádio ou que pretendam deslocar-se com a equipa, terão uma oferta integrada da viagem, tour, jogo e eventos.

Este contexto de fidelização assentará num programa comercial orientado para os Sócios, e a sua implementação terá sempre em consideração que principais áreas se pretendem potenciar. Por isso, é fundamental que a APP Sporting permita a:

  • Aquisição de bilhetes;
  • Aquisição de merchandise;
  • Aquisição de experiências integradas – hospitalidade.

2. Conteúdos Vídeo

No que toca aos conteúdos de vídeo, sabemos que, na atual aplicação do nosso Clube, estes são escassos, algo que precisa urgentemente ser alterado. Se queremos acompanhar a evolução da dinâmica na Era Digital, temos de apostar mais e mais neste tipo de conteúdos.

Para os Adeptos, representem eles que faixa etária representarem, existe uma maior preferência por conteúdos visuais curtos, onde o vídeo e o streaming se destacam.

Isto leva-nos a apostar em conteúdos de subscrição premium com entrevistas, conferências de imprensa, a visualização de streaming da TV do Clube. Estes serão centrados nos jogos e nas equipas das diferentes modalidades.

Aqui é também importante o papel do canal de televisão do Clube, a SportingTV, pois acreditamos que os canais, juntamente com os parceiros de comunicação e gestão de direitos de transmissão, podem vir a disponibilizar os conteúdos que propomos. Como? Através da plataforma adequada na APP, como já acontece na APP oficial da SportingTV.

Para tal, contamos com os patrocinadores, neste contexto a NOS, em todo este processo.

Acreditamos, por isso, que as funcionalidades que devem ser privilegiadas na APP são:

  • Conteúdos de pré/pós-jogo;
  • Resumos dos jogos;
  • Os golos;
  • Principais destaques da atividade do Clube;
  • Entrevistas e engagement em torno dos Adeptos e Jogadores

3. Notícias

Quanto ao tipo de notícias que pretendemos que constem na nova APP Sporting, temos delineados dois tipos de abordagens. Estes passam pelos resumos alargados, estilo blogue, que integram outros conteúdos (como vídeo) e pelas informações sintetizadas no que toca às atividades do Clube, à equipa de futebol, principais ações pre-match e after-match.

O Sporting Clube de Portugal, através do seu Jornal Sporting, tem condições de dinamizar este tipo de conteúdos, no seu todo ou em parte, facultando informações diariamente, em vez de semanalmente.

A grande maioria deste tipo de conteúdos são gerados em torno da atividade desportiva. As informações referentes às Modalidades ou equipas de outros escalões são disponibilizadas na APP, em áreas específicas das Modalidades.

Por considerarmos que a APP tem um papel fundamental como veículo noticioso, as mensagens institucionais devem ser também transmitidas por este meio aos Sócios e Adeptos do Clube.

Portanto, a nova APP Sporting deve conter informações sobre:

  • As equipas de Futebol e Modalidades;
  • Os Atletas, sendo estes o foco e os principais protagonistas para os Adeptos;
  • A produção de análises aos jogos, a disseminação de artigos de opinião e a integração de apontadores para o Jornal Sporting (edição digital), por parte do corpo de jornalistas do Jornal Sporting;
  • Resumos pré e pós-jogo.

4. Jogos

Na nova APP Sporting vai existir uma área exclusiva para os jogos, com estatísticas de jogo, de jogadores, com um serviço ampliado de comparação entre jogadores do Sporting e da equipa adversária.

É também nesta categoria que estão integrados os conteúdos das secções de Vídeos e Notícias, suportando conteúdos de pre-match, half-time e after-match.

O Match Center é o local onde o Adepto obtém toda a informação relevante do jogo, sendo um agregador de conteúdos de diferentes tipos – Notícias, vídeos e estatísticas.

Nesta categoria vamos apostar em grande escala nas estatísticas. Estas têm desempenhado um papel relevante, especialmente nas apostas, sendo algo que os Adeptos mais exigentes consideram fundamental e que assumem como uma componente integrante do jogo.

Como tal, é essencial que a APP do Sporting Clube de Portugal possua:

  • Estatísticas do Clube nas várias competições onde atua, estatísticas da equipa de Futebol profissional e estatísticas do Jogador;
  • Integração da linha de tempo do jogo com os principais eventos – disciplinares, oportunidades de golo, etc;
  • Integração de conteúdos possíveis antes, durante e após o jogo, atendendo às regras de direitos de transmissão televisiva, apostando na diferenciação e canal privilegiado da Sporting TV e Jornal Sporting;
  • Fazendo uso das potencialidades de integração de notificações, nos sistemas operativos dos dispositivos móveis.

5. Calendários dos jogos

Através desta funcionalidade, os Sócios e Adeptos podem planear, com antecedência, a sua deslocação ao jogo, independentemente da competição se realizar nacional ou internacionalmente.

6. Geral

Como o próprio nome indica, esta funcionalidade tem um caráter geral informativo. Aqui serão reveladas as atividades, feitos destaques e/ou dadas a conhecer as iniciativas de interação com os Adeptos. É também nesta secção que se avalia a existência de publicidade integrada.

As APP não são apenas um meio para disponibilizar serviços comerciais aos Sócios, no que toca a bilhetes, a pagamento de quotas, a merchandise, são também um veículo de captação de receitas através de patrocínios.

No que toca à geolocalização, esta pode ser potenciada de várias formas, nomeadamente com a promoção de produtos, por proximidade. Como? O Sporting Clube de Portugal implementa uma rede de parceiros, através da localização do Adepto, e direciona ofertas por notificações de proximidade. Esta é uma das formas de engagement que pode, e deve, ser potenciada.

7. Inovações tecnológicas

Se queremos cativar a atenção de todo o tipo de Adeptos, nomeadamente os mais jovens, temos de lhes oferecer algo com que se identifiquem. E é aqui que a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual entram!

Dessa forma, e para captar a atenção dos mais novos, vamos seguir, em alguns casos, a gamification das abordagens de interação com estes Adeptos.

8. Relação com os Sócios e Adeptos

Para além do e-commerce existem outras formas de monetização adicional, que envolvem uma proximidade com o Adepto. Elas são:

  • A angariação de Adeptos premium;
  • A angariação de Sócios;
  • A visita virtual ao Museu, ao Estádio, à Academia e ao Pavilhão João Rocha, permitindo explorar as infraestruturas principais do Clube, dando a conhecê-las aos Adeptos mais afastados geograficamente.

Objetivos e características mínimas da nova APP

Apresentadas as categorias e as funcionalidades da nova APP Sporting, passamos a apresentar os objetivos a alcançar com esta a curto, médio e longo prazo.

Os objetivos a curto prazo são:

  • Ser o elemento agregador de toda a informação do Clube;
  • Ter informação atualizada diariamente, várias vezes ao dia, em Português e Inglês;
  • Ter informação estatística da equipa Sénior Masculina de Futebol.

Os objetivos a médio e longo prazo são:

  • Ter informação estatística de todas as equipas de todas as Modalidades;
  • Ser o principal “angariador” de novos Sócios e Adeptos Associados não só em Portugal, como nos PALOP, no Brasil e no resto do Mundo, disponibilizando os conteúdos em diversas Línguas;
  • Permitir a quem subscreve a APP “ter toda a vida do Clube no bolso”.

O intuito de a APP ter informação estatística de todas as Modalidades é o de promover o sentimento de pertença e de proximidade do Sócio e Adepto do Sporting Clube de Portugal à sua atividade desportiva de eleição e aos seus Atletas.

Receberá dados quase em tempo-real das informações sobre o jogo, aumentando o seu conhecimento do jogo e dos jogadores, ao mesmo tempo que aumenta o sentimento de pertencer a uma comunidade que vibra com as equipas de verde e branco vestidas.

Alguma da informação estatística necessária seria:

  • Estatísticas/informação histórica sobre confrontos entre o Sporting e as equipas adversárias;
  • Constituição das equipas;
  • Informação sobre as condições meteorológicas e condições do relvado;
  • Eventos associados ao match-day;
  • Informação de notificação de início do jogo, intervalo, principais incidências ocorridas e fim do jogo;
  • Estatísticas da equipa e por jogador acompanhando o curso do jogo, com ataques, golos, posse de bola, esquema tático e outros;
  • Informação sobre lances importantes nomeadamente golos, principais pontos, com vídeos no final da partida de resumo;
  • Informações disciplinares com os amarelos e vermelhos, ou azuis, desqualificações, 2 minutos;
  • Informação clínica com existência de lesões, antes, durante e após o jogo;
  • Informação sobre final do jogo, estado do trânsito e outras informações relevantes;
  • Possibilidade de votação para eleição do melhor Atleta em campo;
  • Acesso exclusivo a comentários do treinador;
  • Acesso exclusivo a comentário de um jogador da equipa;
  • Acesso primordial a lances chave e ao resumo do jogo como golos, faltas e jogadas principais;
  • Pontos altos das conferências de imprensa do treinador e Atletas.

O Projeto da APP Sporting

Para colocarmos em prática todo este projeto, é necessário criar bases para uma linha de atuação eficaz e sem lacunas.

Primeiramente, precisamos de ter capacidade interna e recursos especializados, que comportem não só a criação da aplicação como a gestão da infraestrutura onde assenta, integrado numa unidade operacional de conteúdos e multimédia, que integraria por exemplo a Sporting Multimédia S.A. e os conteúdos da Sporting – Comunicação e Plataformas, S.A., ambas do Grupo Sporting.

Torna-se claro o papel fundamental, no contexto de gestão, manutenção e atualização de conteúdos, das empresas do Grupo Sporting.

Todas estas ideias de implementação têm tudo para engrandecer o nosso Clube, se não nos esquecermos nunca do investimento que tem de ser feito para a sua concretização. Devem existir competências adequadas para a gestão das suas aplicações e da sua manutenção funcional. Mas não só!

Para mantermos e fazermos evoluir a “estratégia digital” que pretendemos levar a jogo, este projeto tem de ser o mais transparente possível. Os Sócios e os Adeptos devem assistir a esta transformação digital, que vai exigir investimentos elevados, fazendo parte de todo o processo. Devem, por isso, ter conhecimento da relevância de um projeto nesta área, qual o seu propósito, quais os principais objetivos a atingir, quais as fases de implementação e tendo conhecimento dos orçamentos.

A Nova APP Sporting vai revolucionar o mundo digital do Sporting Clube de Portugal. Vamos oferecer os melhores conteúdos e informações aos Sportinguistas!

Partilhar artigo