A aposta na Formação Desportiva é, sem dúvida, um dos fatores que poderá conduzir qualquer clube desportivo ao sucesso. E com o Sporting Clube de Portugal não pode ser diferente!
Apesar de verificarmos uma realidade em que os Atletas do nosso Clube são, maioritariamente, formados em outros clubes nacionais e internacionais, a verdade é que é na Formação que pretendemos apostar cada vez mais.
Se queremos ir a jogo e ganhar, temos de contar com jogadores com uma cultura técnico-tática e preparação físico-atlética irrepreensíveis. E é nesse ponto que vamos tocar com este projeto.
Explicamos de seguida de que forma pretendemos que a Formação Desportiva do Sporting Clube de Portugal se desenvolva daqui para a frente.
Formação Desportiva: Passos para um sucesso sustentável
Sabemos que a Formação Desportiva é um dos pontos-chave para alcançar os objetivos de uma equipa e de um clube. Por isso, a aposta nesta área tão importante do nosso Clube é uma garantia de que, desde o começo, ou seja desde as camadas mais jovens, os resultados se avizinham positivos e agregadores.
Mas, quais são, na verdade, os pontos considerados imprescindíveis para o sucesso de qualquer clube desportivo?
Segundo um relatório da The European Club Association (ECA), que analisou o trabalho de várias equipas ao nível das suas camadas de Formação, para alcançar o sucesso é necessário:
1 – Visão da direção sobre como deve ser feita a transição dos jogadores da Formação para o futebol profissional;
2 -A competência e experiência das equipas técnicas ao comando das equipas de Formação;
3 – Comunicação adequada entre as equipas de Formação e a equipa principal (profissional);
4- Implementação da visão de desenvolvimento do futebol e da organização do Clube;
5 – Recrutamento eficaz de talentos.
Para chegar a esta conclusão, foi realizado um estudo em que foram analisadas as políticas e estratégias organizacionais de 96 clubes de 41 países europeus, que tinham sido o berço de jovens talentos que mais tarde se revelaram profissionais de renome.
Analisando os cinco pontos mencionados acima, chegámos à conclusão que estes vão ao encontro daqueles que consideramos serem os pilares fundamentais para sustentar um projeto que conduza à criação de identidade. São eles:
1 – Acabar com o subfinanciamento da Formação;
2- Ter uma Política Desportiva definida pela SAD aprovada em Assembleia Geral do Clube;
3 – Futebol feminino: O futuro é delas;
4 – Departamento Médico.
Desta forma, conseguiremos alcançar os objetivos que desejamos para o nosso Clube no que toca à Formação Desportiva dos nossos jovens Atletas, futuramente jogadores profissionais.
“Com a Formação não se ganham campeonatos”: Mito ou Verdade?
É comum surgirem da bancada “achismos” que retiram qualidade aos nossos jogadores de Formação. Considerar que estes estão “muito verdinhos” ou não estão qualificados para representar as cores verde e branca, tornou-se uma realidade que temos, urgentemente, de contrariar.
Este mito de que “com a Formação não se ganham campeonatos” tem de ser atirado, de uma vez por todas, para fora de jogo. Tal ganhou dimensão através da comunicação social que, ano após ano, tem incentivado os Adeptos a exigirem “reforços”.
Contudo, é importante relembrar que os tais “reforços” são resultado de formações noutros clubes, onde as condições, a preparação física e a cultura técnico-tática não se apresentam as mesmas que as implementadas nas Academias Sporting.
Pode esta realidade representar um problema para o Clube?
Na verdade, não, se considerarmos que o Sporting Clube de Portugal tem formado ao longo dos anos grandes jogadores de fama nacional e internacional. E esse é o ponto-chave para acreditarmos que este mito não faz qualquer sentido!
O Sporting formou 11 jogadores da equipa que foi campeã da Europa de Seleções. Nos últimos 19 anos sempre que a performance desportiva foi melhor, foi com recurso a uma forte base da Formação do Sporting.
Recordemos:
- 2006/07 com Paulo Bento, e talvez o menor orçamento de sempre desde que há SAD, ficou a 1 ponto do campeão;
- 2012/13 com Jesualdo Ferreira, em que estando a poucos pontos da linha de água já na segunda volta, afasta os jogadores mais “consagrados” e recorre a jovens da equipa B, lançando-os com sucesso que quase garantia a qualificação para a Liga Europa;
- 2013/14 com Leonardo Jardim, que chamou vários jogadores que estavam emprestados ou na equipa B e lutou quase até ao fim pela conquista do campeonato;
- 2015/16 com Jorge Jesus a pegar numa equipa com base nos jogadores existentes no plantel, oriundos da Formação, e com o Clube em dificuldades financeiras, fica em segundo, a apenas 2 pontos do campeão, com recorde de pontos;
- 2020/21 com Ruben Amorim, saindo da época com mais derrotas da história e em que se chegou a jogar sem jogadores da Formação, reconstruiu-se o plantel com forte base na Formação e, contra as expectativas, fomos campeões.
Podemos com isto concluir que a falta de resultados desportivos ao longo dos anos se pode basear na fraca aposta de lançamento de jogadores da Formação de forma consistente.
Apostar em Atletas da Formação apenas quando não há dinheiro para contratações não é, de todo, o que pretendemos com este projeto. E é, sim, o que vamos melhorar!
Acabar com o subfinanciamento da Formação
Sabia que o Sporting é um dos Clubes Europeus que mais jogadores fornece às Ligas profissionais por essa Europa fora?
E queremos que assim se mantenha! Mas, para tal, é necessário continuar a apostar no recrutamento da área de Formação. E essa, sim, é uma das lacunas atuais do nosso Clube.
O verdadeiro problema é a falta de dinheiro canalizado pela SAD para o recrutamento da área de Formação.
Por essa razão, é necessário olhar para o orçamento como um todo, não o direcionando apenas para a equipa principal. Dessa forma, evitaremos que o futuro dos Atletas de Formação seja hipotecado por decisões da atualidade do Clube, de pagar mais aos Atletas profissionais.
Para evitar que tal aconteça, propomos que sejam aprovisionadas no orçamento da Formação verbas destinadas ao aumento de qualidade do recrutamento de jovens Atletas.
Queremos, sem sombra de dúvidas, que a Formação Desportiva contribua para o sucesso sustentável do nosso Clube. Acreditamos que estamos a formar aqueles que, um dia, vão engrandecer ainda mais o Sporting Clube de Portugal. Por isso vamos apostar nestes Atletas desde as Escolas Ecléticas até ao momento em que se tornem jogadores profissionais.