Uma revolução chamada digitalização! A evolução da internet em Portugal permitiu uma maior disseminação da informação. No Sporting, as redes sociais têm vindo a permitir que o mais vasto tipo de conteúdos chegue ao mais variado número de Sócios e Adeptos.
Desde os jovens até aos seniores, todos consomem produtos digitais e, é por isso, que vamos investir na APP Sporting, como forma de divulgação da atividade desportiva das nossas equipas e atletas, bem como de produtos e serviços do nosso Sporting Clube de Portugal promovendo a interação constante entre o Clube e os Adeptos.
A verdade é que o meio digital tem cada vez mais influência direta no comportamento das pessoas. Por essa razão, explicamos de seguida como vamos impactar e satisfazer os interesses dos nossos Sócios e Adeptos através do mundo digital.
Internet em Portugal: A digitalização e as suas tendências
Com o desenvolvimento da Era Digital, as pessoas alteraram os seus hábitos de consumo de media para poderem acompanhar os conteúdos digitais, nas mais diversas plataformas, verificando-se algumas tendências.
1 – No que diz respeito aos conteúdos de Social-TV e Vídeo, o consumidor tornou-se produtor. A partilha de vídeos produzidos pelos Adeptos do Clube, relacionados com golos, vitórias, em qualquer modalidade, comunhão entre Atletas e Adeptos, dissemina a marca e contribui para a criação de uma comunidade.
2 – A crescente confiança na opinião dos pares e das comunidades, a que se tem acesso fácil, equilibra-se com a da comunicação institucional pelo que é fundamental ter especial atenção aos social influencers. Mas como? Integrando a sua comunicação no Universo Sporting no que respeita à produção de conteúdos.
Dessa forma, daremos uma maior credibilidade de ação, de abrangência e de transparência, de modo a promover o conteúdo e a marca, através de uma crítica construtiva, nomeadamente do ponto de vista de análise desportiva independente e que seja reconhecida pelos Sócios e pelos Adeptos.
3 – A digitalização veio permitir a diminuição de custos e o aumento de receitas. Mas não só! Quando se fala da presença de um clube desportivo na internet, o fim não é um retorno financeiro do investimento – como acontece em grande parte das empresas que investem na mesma -, mas sim na expansão de uma mensagem emocional.
Conseguimo-lo através da apresentação de conteúdos aos Sócios e aos Adeptos, que estes valorizem e com o qual aumentem o sentimento de pertença.
4 – E se falamos de oferecer bons conteúdos àqueles que nos acompanham, temos de referir as APP. A personalização dos conteúdos é essencial para “agarrar” os Sócios e os Adeptos do nosso Clube. Só dessa forma conseguiremos manter todos interessados em consumir os conteúdos, serviços e produtos que lhes oferecemos!
Para tal, necessitamos de criar um perfil de utilizador da APP. Este baseia-se na forma como os Sócios e os Adeptos interagem com os conteúdos, para dessa forma lhes serem apresentadas informações de acordo com as suas preferências. Num Clube como o Sporting isto pode ser consubstanciado pela prioridade com que são apresentadas ao Sócio e ao Adepto as notícias da sua modalidade preferida.
5 – Por último, podemos também referir a APP como ponto fulcral para uma integração com o CRM, se apostarmos no desenvolvimento de campanhas e produtos orientados para os interesses dos Sócios e Adeptos.
Tendo em conta as tendências associadas à digitalização, é possível perceber que a mesma é um ponto fulcral de investimento para o nosso Clube. Só assim podemos colocar o Sporting Clube de Portugal na vanguarda da Era Digital, promovendo uma comunicação assertiva com os Sócios e Adeptos, onde quer que estes estejam.