A importância dos Adeptos do Sporting é imperativa, dentro e fora do Estádio. Já pensaste como seria assistir a um jogo no Estádio José Alvalade ou no Pavilhão João Rocha e não se ouvir uma única vez ecoar o nome do Sporting Clube de Portugal?
Já reparaste que são os Adeptos quem constrói o ambiente que se vive dentro e fora de campo?
São os Adeptos que estão sempre presentes, nas derrotas e nas conquistas, do seu Clube. Estão sempre lá! Porque o Sporting Clube de Portugal é isto… “esforço, dedicação, devoção e glória”. Este lema Sportinguista aplica-se não só aos Atletas como, e tão bem, aos Adeptos Sportinguistas!
Se dúvidas existem de que estes não correspondem aos elementos mais importantes de um clube desportivo, neste artigo vamos explicar-te como e porque o são.
A importância dos Adeptos: O caminho para as lotações esgotadas
O Sporting Clube de Portugal é o terceiro clube com mais Adeptos em Portugal. Desde 1906 até aos dias de hoje, que o emblema verde e branco é exibido ao peito pelos mais de 3 milhões de Adeptos Sportinguistas.
“Todo o Estádio a cantar, força Sporting Allez. Sempre contigo Allez. Só eu sei porque não fico em casa”, pode ouvir-se a ecoar no Estádio ou no Pavilhão pelos fervorosos Adeptos do nosso Clube.
E é mesmo isto! A importância dos Adeptos é espelhada pela sua presença constante, pela admiração aos Atletas e pela devoção ao Sporting Clube de Portugal.
Esta ligação vem sendo criada ao longo dos anos, e ficou muito marcada pelos ambientes vividos nos anos 80, em que a festa e a casa cheia imperavam. Mas, será possível reviver esses momentos?
É, claro que é! Mas, para tal, é necessário criar condições para que essa realidade persista. Por isso, vamos começar por reduzir dos preços das Gameboxes, criar condições para as Claques e programas para os Núcleos e fazer melhorias no Estádio.
Como? Passamos a explicar:
Ao baixar os preços das Gameboxes, temos como objetivo conseguir ter lotação esgotada mais vezes, e não apenas em grandes jogos, por isso queremos que não seja apenas uma elite a poder comprar. Se as Gameboxes se tornarem acessíveis à maioria das carteiras, conseguiremos trazer mais Adeptos ao Estádio.
Paralelamente à presença da maioria dos Adeptos, queremos que as Claques continuem a desenvolver o seu papel fulcral nos jogos do nosso Clube.
É necessário que as Claques voltem a ser o polo de apoio máximo da equipa. Que estas continuem a acompanhar o nosso Sporting Clube de Portugal, nas suas derrotas e conquistas, por cá e no estrangeiro.
Por isso, vamos criar condições para as Claques, apoiando logística e administrativamente as deslocações e coordenar o apoio à equipa.
E porque falamos de apoio e devoção ao Sporting Clube de Portugal, não nos podemos esquecer dos Núcleos que, no nosso País e por todo o Mundo, enaltecem o nosso Clube.
Ao dinamizarmos os Núcleos e ao abrirmos caminho para que a deslocação ao Estádio se torne uma realidade, vamos garantir que o ambiente será de festa e as lotações estarão esgotadas.
Ao criar programas para Núcleos, vamos conseguir que estes organizem as deslocações ao Estádio José Alvalade de forma regular, e não apenas no Jogo dedicado aos Núcleos.
Por fim, consideramos que, para que existam condições para acolher todos os Sportinguistas, são necessárias algumas melhorias no que toca ao Estádio e às suas potencialidades.
Questões como a iluminação e os ecrãs são pontos que merecem uma especial atenção, se queremos potenciar o ambiente vivido dentro do Estádio. Estes contribuirão para construir o ambiente de festa, nomeadamente os momentos que antecedem a entrada da equipa, criando um espetáculo com uma envolvência entre os Jogadores e os Adeptos.
Acreditamos que, desta forma, vamos conseguir voltar a ter lotações esgotadas e, assim, potenciar ainda mais a ligação entre os Atletas e os Adeptos e melhorar o ambiente que se cria no Estádio.