Nos últimos anos, as mulheres têm desempenhado um importante papel, dentro e fora de campo, no nosso Clube. Sabes que o número de mulheres e jovens que frequentam os jogos tem estado a crescer? As pesquisas recentes realizadas pela Premier League dizem-no!
E é assim que pretendemos que se mantenha! Pois, quando falamos de jogos, referimo-nos a competições masculinas e femininas. As mulheres têm lá estado sempre!
O aumento da presença de mulheres em jogos do Sporting Clube de Portugal é resultado de vários fatores, como um maior empoderamento da mulher na sociedade, o interesse desta em apoiar o futebol feminino, entre outros.
As mulheres já desempenham um importante papel no nosso Clube, contudo merecem ter um maior destaque e serem mais valorizadas, algo que consideramos ser possível. Como?
Continua a ler e fica a conhecer algumas das propostas que acreditamos serem o ponto de partida para o crescimento do número de mulheres no universo Leonino.
As mulheres: Um importante pilar para o crescimento e sucesso do Sporting
As mulheres têm marcado cada vez mais a sua posição no mundo desportivo do nosso Clube.
Aquela ideia, errada, de que “o desporto é coisa de homens” tem-se dissipado com o evoluir dos tempos e as mulheres, com a sua vontade de tornar a igualdade entre homens e mulheres cada vez mais real, têm conseguido conquistar o seu lugar no universo Leonino.
Com a presença das mulheres no Estádio José Alvalade ou no Pavilhão João Rocha teremos também mais homens, crianças e jovens presentes, uma vez que as mulheres levarão consigo toda a família, pois são elas que, maioritariamente, fazem a gestão familiar.
Por isso, consideramos importante não só vê-las a apoiar o Sporting Clube de Portugal, como também a tornarem-se Sócias do Clube, pois é necessário que os órgãos sociais tenham mais mulheres.
Embora representem um número cada vez maior do que o verificado em anos anteriores, ainda existem alguns motivos que estão a condicionar ou impedir a presença das mulheres no universo Leonino. Mas quais?
O valor dos bilhetes, os custos com as deslocações e os horários dos jogos são alguns dos exemplos apontados como condicionantes, no momento de decidir se assistem, ou não, a um jogo no Clube.
E esta realidade precisa, urgentemente, de ser alterada, não só pela questão de igualdade de género, que defendemos, mas sim pela necessidade de inclusão das mulheres para trazer uma diferente abordagem às questões.
É importante lembrar que as mulheres correspondem a um dos 11 pilares do nosso Programa Eleitoral, por isso é nelas que também vamos apostar, focando em três vertentes específicas: A valorização da mulher enquanto Sócia, a mulher e a família como parte fundamental de um #DiadeSporting e a vertente desportiva.
Futebol feminino Sporting: A importância da igualdade
Quando falamos da vertente desportiva no que toca às mulheres, falamos de dois pontos importantes: as mulheres como Adeptas e as mulheres como Jogadoras.
De acordo com pesquisas recentes, existem cada vez mais mulheres interessadas em Futebol Feminino do que em Futebol Masculino, sendo que a maioria dessas Adeptas são da classe A/B, com elevados estudos e poder económico.
Aliás, o Futebol Feminino tem ganho cada vez mais destaque, notando-se um crescimento na ordem dos 20% por ano no que toca ao público que assiste.
No entanto, e aqui já falamos das mulheres como Jogadoras, estas têm sido deixadas para segundo plano. E é fácil percebê-lo pelo facto de jogarem afastadas do Estádio José Avalade e, consequentemente, dos Sócios e Adeptos.
De modo a contrariar esta realidade, vamos trazer até ao Estádio José Alvalade os jogos da equipa sénior de Futebol Feminino, dar o mesmo destaque à formação das futuras futebolistas nos nossos meios de comunicação – tal como acontece com os escalões masculinos -, reajustar a comunicação feita a respeito das equipas femininas do Clube – enaltecendo as suas conquistas, raramente mencionadas -, dar a conhecer em todas as plataformas os rostos femininos que vestem verde e branco, entre outras propostas.
Futebol feminino: O futuro é delas
Dentro de campo ou nas bancadas, o número de mulheres e jovens mulheres que frequentam os jogos fora das quatro linhas e que praticam desporto tem crescido ao longo dos últimos anos.
Por isso, acreditamos que o desporto feminino vai, ao longo dos próximos anos, conquistar um lugar de maior destaque, algo que não conseguiu até agora.
Para tal, precisamos de reajustar a comunicação a respeito das equipas femininas do Clube, porque a ideia de que as equipas femininas do Sporting Clube de Portugal não merecem tanto destaque como as masculinas tem de ser contrariada, se queremos que as mulheres tenham cada vez mais relevo e importância no universo leonino.
Assim, vamos incluir os jogos de Futebol Feminino na Gamebox, promover de forma massiva os jogos, as equipas e as Atletas, alocar 1,5 milhões de euros por ano da SAD para o Futebol Feminino, implementar uma estratégia de apoio à equipa feminina através dos Núcleos do Sporting sedeados nas localidades onde se sabe que jogaremos ao longo da época, entre outras propostas.
Implementando todas estas propostas, vamos conseguir que as mulheres se sintam ainda mais engrandecidas, respeitadas e parte fulcral do nosso Clube. As mulheres são essenciais no futuro do Sporting!